Móbile de Dragões

Confesso: uma coisa que sempre tive dificuldade em fazer eram os móbiles!
Aquelas amarrações na  parte de cima eram um pesadelo pra mim.. rs
Mas quando fiz os dragões eu decidi que queria eles voando.. então tive que pensar em uma maneira de fazer um móbile que não fosse tão complexo nas amarrações.. e que ficasse diferente de outros modelos.
Deu bastante trabalho.. mas saiu!




Comece fazendo os dragões. Os moldes você encontra aqui!



Materiais para o móbile:

Um aro de bastidor para dar sustentação ao móbile, eu usei um bastidor de aproximadamente 20 cm. Não precisa ser as duas peças. Pode ser somente um dos arcos. Linha invisível ou fio de nylon, linha de pesponto creme e azul claro, 3 mini-pompons  de cada cor de dragão (eu cortei de fitas grellot que tinha aqui) ou miçangas, feltro bege palha, marrom claro, estampado de nuvens, cola quente, argola de acrílico, fita maleável azul e creme, papel cartão (pode usar embalagem de cereal ou papel paraná), manta R2, tesoura para tecido, papel e outra pequena de ponta bem fina, agulha, régua, fita adesiva, alfinetes, sulfite, lápis, base de corte, 5 dragões de feltro pocket Timart já prontos.

Tirando o molde da Torre:

1- Recorte duas tiras de sulfite com aproximadamente 4 cm de altura, una uma à outra com fita adesiva, meça em volta do bastidor e recorte com sobra de aproximadamente 2 cm.
2- Dobre a tira ao meio uma vez.
3- Novamente ao meio.. e novamente.. e novamente..
4- Até ficar um quadradinho com aproximadamente 4 cm.
5- Com lápis e régua faça uma marcação no centro, formando uma cruz (+).
6- Corte um quadradinho da extremidade.
7- Perceba que foi na extremidade onde as "folhinhas" se abriam.
8- Abra a tira. Esse será o seu molde da torre.


Riscando e costurando:

1- Use a base de corte para ajeitar o corte do molde, que provavelmente vai ficar torto. Caso não tenha base de corte, utilize a régua e um lápis.
2- Contorne o bastidor e veja se o molde ficou certinho. Não esqueça que ele precisa de uma sobra, pois o feltro com a manta vai acabar diminuindo a peça e se fizer sem a sobra é provável que não fique certinho no final.
3- Alfinete o molde no feltro bege palha, risque e corte. Você vai precisar de dois cortes desses.
4- Risque o mesmo molde na manta R2 e corte um pouco menor que o molde original, cerca de 0,5 de cada risco. Para que encaixe bem dentro do feltro. Use um pouco de cola para prender no feltro. Em seguida alfinete o feltro de cima, como um sanduiche (feltro, manta e feltro).
5- Costure toda a lateral e reserve.
6- Corte uma tira de feltro bege palha, no mesmo comprimento do molde da torre e com altura de 6 cm. Corte uma tira de manta R2, no mesmo comprimento da tira, mas com apenas 2,5 de altura e menos 1cm na lateral. Use um pouco de cola para unir a manta no feltro, deixando uma margem de 0,5 cm de cada margem.
7- Em seguida, dobre o feltro que sobrou e alfinete. Fechando a peça e costure a lateral. Reserve.
8- Arrume os dragões em volta do bastidor, deixando uma distância mais ou menos igual pra cada um deles, eu usei um potinho de miçangas como marcador do espaço e marque com um lápis no bastidor.


Montando a torre:

1- Com a linha invisível ou fio de nylon, entre na parte de trás do pescoço do dragão e saia 1 cm acima, dando um nó bem firme, assim ele ficará caidinho pra e ficará de frente para o bebê no berço.
2- Passe a linha pelos 3 pompons da cor correspondente ao dragão (ou miçanga) e amarre o fio na marcação do bastidor. Faça o mesmo procedimento com todos os dragões, tentando deixá-los na mesma altura. Amarre muito bem no bastidor, de preferência não corte a linha muito próximo do nó, pois ela pode se soltar. Se precisar use uma gotinha de cola de silicone fria para dar mais segurança. (Cuidado com a cola quente nessa parte, pois ela pode derreter e soltar o fio invisível ou de nylon).
3- Corte um círculo no papel cartão e na manta, usando a parte interna do bastidor como molde. Corte uns 3 mm por fora da linha. Eles precisam ficar um pouquinho maior que a parte interna do bastidor. Cole os dois.
4- Use a parte externa do bastidor para riscar dois círculos no feltro. Eu usei o estampado de nuvens para o lado que ficará voltado ao berço e um outro azul que eu tinha bastante para fazer a parte que ficará voltada para o interior da torre. Corte uns 3 mm para fora da linha, para que depois de costurado ele fique no tamanho certinho do bastidor. Como você já sabe, depois de costurado, com a manta ele vai diminuir um pouquinho.
5- Faça o sanduíche de feltro + papelão e manta + feltro e costure em toda a volta.
6- Cole no bastidor, na parte que ficará voltada para o berço. Caso apareça um pouco da madeira use uma fita que seja bem maleável, azul, para dar o acabamento das laterais.
7- Cole a parte da torre em volta do bastidor, deixando o feltro aproximadamente 0,5 cm acima da madeira, para que a mesma não fique aparecendo depois. Cole a tira de feltro na parte de baixo, deixando a costura na parte de cima e a dobra na parte de baixo. Corte retângulos de feltro marrom claro (1 cm x 1,5 cm) para os tijolos e cole em toda a volta.



Fazendo a amarração:

1- Corte um círculo no papelão do tamanho da parte de cima do bastidor, você pode usar o próprio bastidor como molde (antes de colar o feltro da torre). Dobre no meio, desdobre, vire e dobre novamente. Fazendo um X e marque as 4 extremidades, com aproximadamente 1 cm de distância da borda.
2- Corte um círculo de feltro bege palha, com 0,5 cm à mais que o círculo de papelão e cole um no outro. Use dois fios de linha de pesponto creme ou outra linha firme, dê cerca de 3 nós da ponta e passe por uma das marcações. Passe pela a argola de acrílico e entre na marcação oposta, dando alguns nós bem firmes na parte de trás do papelão.
3- Para deixar bem seguro eu passei cola por cima dos nós. Você também pode prender uma miçanga, se achar que necessita de uma segurança maior.
4- Repita o procedimento nas outras duas marcações, passando a linha pela argola de acrílico e testando se ambas as linhas ficam da mesma altura na argola, bem firmes e retinhas.
5- Cole na parte de cima do bastidor e use uma fita bem maleável creme para fazer o acabamento das bordas.
6- E pronto! Ache o ponto de equilíbrio.. Tire todos os fiozinhos de cola e tire muitas fotos!!




Espero que esse pap tenha sido de grande utilidade e mãos à obra!!

Comentários

  1. Olá Fátima, que gracinha adorei sua ideia... que mimos esses dragões!!! bjus

    ResponderExcluir

Postar um comentário