O que você procura no blog?

Conheça o Packet Pap!

Iniciantes em Feltro

Aqui vai algumas dicas para quem está começando no feltro.

O feltro é classificado como não tecido em muitos lugares, mas pra mim é tecido e pronto.. rs
Por ser de origem sintética ele derrete em contato com o fogo, logo não deve ser passado à ferro em temperaturas muito altas, por exemplo, pois além de ficar todo desmilinguido ainda vai grudar no ferro.
Passa-se o feltro se estiver muito amassado, ou para aplicação de termocolante, sempre em temperaturas amenas ou com um outro tecido por cima.

O feltro tem o lado certo e o lado avesso, mas tem gente que acha que o certo é o avesso e que o avesso é o certo... eu acho que é assim:

A parte que tem mais "furinhos" eu acredito que seja o avesso... pois o outro lado é mais liso... e na minha opinião é o certo porque fica mais bonito.
No fim das contas cada um decide o seu... rs

O feltro é um material que cega tesouras com muita facilidade, por isso eu sempre deixo as tesouras escondidas, pra ninguém usar em outros materiais e acabar cegando de vez minhas preciosas.
Tesoura de feltro é só de feltro!

Eu gosto de ter vários tamanhos de tesouras.. Nunca se sabe o que a gente precisa cortar nessa vida...rs

A linha eu prefiro a de pesponto, mas é meio complicado achar todas as cores. Elas são um pouco mais fortes que a de costura, sem perder a delicadeza do ponto. E na hora que faz o tão temido nó.. ela é muito mais fácil de soltar.

Eu só conheço duas marcas de linha, a costuratex e a drima. 
Só da marca drima que achei esse lilás bonito.
Mas você ainda pode usar linha de costura, meada ou de croché.

Agulha eu uso entre o número 7 e oito.

Não pode ser muito grande, pois dificulta a passagem no feltro e deixa furos enormes.. se você precisar desmanchar a peça, isso vai ser um problema.

Cola... eu sou apaixonada por cola quente.. Já colei até tomada com ela. É a solução pra quase tudo na vida.
É sério.
Eu gosto de usar a cola quente no feltro, porque ela cola muito mais rápido. Não tenho muita paciência pra ficar esperando a cola secar.. rs
E o mais legal é que ela cola super bem... mas dá pra descolar!
- Tá doida? Bebeu?
- Nãoooo....
É so encostar o bico da pistola quente onde foi colado... sem apertar... o calor do bico vai derretendo a cola e você consegue desgrudar a peça!
Lindo né?
Por isso que eu sou apaixonada por ela...

Eu uso a pistola azul ou a rosa.. porque elas não ficam vazando como as pretas.
O refil de cola eu sempre procuro comprar a mais transparente possivel ou puxada para o branco... pois se ela for amarelada, com o tempo sua peça fica escurecida onde foi passado a cola.

Mas você também pode usar a cola de silicone líquida e colas de contato.. só é necessário um pouco de paciência para esperar a cola secar... e as vezes é preciso ficar segurando... massss você não corre o risco de se queimar com a cola quente..

Os moldes eu gosto de passar para o acetato... como ele é durinho, não estraga tanto com o uso. O acetato que eu uso é aquele de fazer encadernação, compro o pacote com 50, no tamanho de uma sulfite e tem em várias cores.

Eu marco os moldes no feltro com caneta esferográfica comum e corto por dentro do risco, de maneira que não apareça a marca da tinta.

Mas você pode usar também caneta de tecido. Tem umas que até apagam... mas eu nunca usei.
No feltro escuro eu uso lápis aquarela branco ou tinta dimensional branca (sem apertar muito).

Aliás eu uso essas tintas para fazer olhinhos... bocas e detalhes também.
Como ela tem um bico fininho, é ótima para fazer esse tipo de serviço!

O enchimento eu gosto de usar o siliconado, ou importado.
Mas também tem o nacional.

Agora com todas essas dicas é só colocar a mão na massa!

Ponto Chuleado ou Palito

O ponto que eu costumo usar nas minhas peças é o ponto chuleado ou ponto palito.
É bem fácil de fazer e fica bonito, pelo menos na minha opinião.. rs

Segue um PAP, que eu fiz rapidinho, enquanto fazia uma peça de uma encomenda.
Eu usei uma peça de feltro cortada à laser, pois era a que eu tinha à mão, mas fica bonito também no feltro cortado na tesoura.

 1- Use a linha de uma cor que fique bem próxima à cor do feltro, pois isso disfarça os pontinhos que ficarem tortos. Coloque a linha no buraquinho da agulha e deixe um lado maior que o outro. Para dar o nó na ponta, eu aprendi com uma aluna num curso, uma maneira bem bacana: segure a pontinha da linha na frente da agulha e dê três voltas com a linha, segure firme e leve essas voltinhas para o final da linha. Quando chegar no final da linha o nó estará feito! Parece mágica, mas não é..rs

2- Observe a peça. Opte por começar em algum lugar que não ficará muito exposto quando ela estiver pronta. Pois no fechamento da peça, pode acontecer de ficar um pouco torto, então se tiver outra parte para cobrir no final será ótimo! Para começar a costura, separe as duas partes do feltro e coloque a agulha pela parte interna, deixando o nó dentro da peça. E puxe. Introduza a agulha na parte de trás, um pouco mais à frente de onde ela saiu antes e puxe. Vai ficar o ponto para o ladinho.

3- Repita o processo. Para os pontos ficarem sempre na mesma distância, você pode usar uma técnica que vi na net há um tempo atrás. Faça marcações no dedo indicador, com uma caneta, usando a régua, geralmente de 3 em 3mm fica bom. Assim quando for costurar você usa as marcações no dedo para saber onde a agulha vai ser introduzida no tecido. Com o tempo você não precisará mais disso. Quando você tiver que colocar outra parte entre o feltro, introduza a agulha pela peça até o outro lado.

4- Introduza a agulha na parte de trás na parte da borda do feltro que estava sendo costurado antes e saia com a agulha na frente da peça, na altura dos outros pontos. Repita o processo até o final da parte que está sendo colocada no meio. Depois é só costurar normalmente. Deixe um espaço de aproximadamente um dedo para colocar o enchimento. Com o auxilio de um palito de churrasco, ponta de pincel ou agulha de crochê, coloque o enchimento nos cantinhos, como braços, pernas, etc.

5- Aqui é um ponto crucial. Não pode ser nem 8.. nem 88. Não pode ter dó de usar o enchimento, mas também não pode usar muito. Coloque o enchimento com delicadeza, primeiro nos cantos, preenchendo toda a volta e depois o meio, até chegar na borda que não foi costurada. A peça precisa estar completamente cheia, mas não pode ter estourando de enchimento. Tem que ser um cheio macio.. apalpe para saber se já está no ponto certo. Veja se nenhum cantinho da peça ficou murcho antes de fechar. Empurre o enchimento um pouco para dentro e continue fazendo os pontinhos até o final. Quando chegar no último ponto, não puxe toda a linha. Deixe uma barriguinha, passe a agulha por ela e puxe com firmeza. Esse vai ser o nó final. Se preferir pode fazer esse processo duas vezes.

6- Passe a agulha pelo último ponto e leve até algum ponto qualquer da peça. Retire a agulha e corte a linha. Essa peça é o corpo de um elefante. Note que eu comecei a costura na parte do "pescoço", que é onde a cabeça dele cobre no final. Assim, se o fechamento ficar estranho, ele será escondido por outra peça. A cabeça eu colei com cola quente.

As primeiras vezes, os pontos saem tortos mesmo. Com a prática eles vão ficando cada vez mais certinhos. É um exercício de paciência e dedicação. Não desista!
Se você não gostar do resultado desse ponto, você pode testar outros, como o caseado.
Eu particularmente não gosto como o meu caseado fica, mas já vi muitas peças lindas com esse ponto.
Aqui compartilho um vídeo da Fernanda Lacerda explicando como fazer:

Colocando olhos de miçanga e fazendo boca.

Esse PAP fiz para o facebook da Kawaii Feltros e também deixo aqui para consultas.

Costure e encha a cabeça com plumante. Quanto mais fofinha ficar melhor, pois dará para afundar os olhos, mas não pode ficar dura!
Dê um nó na ponta da linha e introduza a agulha na parte de trás da cabeça, saindo na parte da frente onde você quer que fique o olhinho.
Coloque a pérola, ou botão na agulha e leve até o final da linha.

Introduza a agulha bem do lado de onde ela saiu e puxe.
Volte com a linha no primeiro furinho, ao lado da pérola e puxe.
Passe a agulha por dentro da pérola.

Volte com a agulha do ladinho da pérola e puxe.
Agora você vai decidir como quer o seu olhinho, se só superficialmente, ou afundado no rostinho.
Leve a agulha para a frente do rosto, onde quer que fique o segundo olho e repita o procedimento.

Tente deixá-los o mais simétricos possíveis, você pode usar alfinetes para marcar onde vão ficar, ou fazer um pontinho com a caneta.
Devem ficar na mesma altura e com a mesma distância,
Se for afundar os olhos, não faça com muita força, pois pode deformar o rostinho, fazendo rugas.

Na parte de trás da cabeça, passe a agulha por um pedacinho de feltro.
Puxe a linha, mas não até o final!
Deixe uma barriguinha.
Passe a agulha dentro dessa barriguinha e puxe. 
Vai dar um nó e segurar bem a linha.
Corte a linha.

Se for fazer boquinha no seu boneco, depois do nó do olho, não corte a linha.
Vá com a agulha para a frente do rosto, onde vai ficar a boquinha e dê um pontinho para baixo.
Volte com a agulha para o final do primeiro ponto e dê um pontinho para a lateral.
Volte com a agulha, para o final do ultimo ponto e faça um ponto para cima.
Dê um nó atrás da cabeça, igual ao do olhinho.

Se for uma boca maior, ou para não ficar torto, faça a marcação com uma caneta antes.
Você pode cortar um molde de U no papelão e usar a parte interna como formato de boca.

Rosto sem boca.

Rosto com boquinha.

Molde letra U, para auxiliar no risco da boca, pode usar o lado de dentro, ou o de fora.

4 comentários:

  1. Muito bom.
    Vc sabe como impermeabilizar o feltro para não fazer bolinhas com o tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana, tem um post aqui no blog falando sobre isso:
      http://timartartesanato.blogspot.com.br/2016/01/impermeabilizando-o-feltro.html

      ;)

      Excluir
  2. Boa noite! Meu nome é Fernando, e cheguei ao blog por acaso. gostei bastante deste post para iniciantes! Pretendo fazer uma pequena pelúcia para minha namorada com feltro. Você recomenda algum tipo de tinta para pintar o feltro? Comprei tinta para tecido, mas li na caixa que não é recomendado para tecidos sintéticos. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando! O ideal é que você faça testes, em outro pedaço de feltro, antes de ser na peça original. A tinta de tecido pega no feltro sim, mas testa antes pra ver se gosta do resultado.

      Abraço!